Mato Grosso apresenta o menor índice de leitura da região Centro-Oeste, segundo pesquisa nacional

A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada nesta quarta-feira, 18 de dezembro, revelou dados preocupantes sobre o hábito de leitura no estado de Mato Grosso. Apenas 36% da população mato-grossense é considerada leitora, o que coloca o estado no segundo pior índice do país, atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 33%. Este dado coloca Mato Grosso com o menor percentual de leitores da região Centro-Oeste, ficando abaixo de Goiás (52%), Distrito Federal (52%) e Mato Grosso do Sul (40%).
A pesquisa, conduzida pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), define como “leitor” aquele que leu, mesmo que parcialmente, ao menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa, seja em formato impresso ou digital. O índice de não leitores em Mato Grosso também é alarmante, com 74% dos entrevistados afirmando que não leem livros por vontade própria, seja no formato físico ou digital.
Dados sobre a leitura em Mato Grosso.
Em relação ao consumo de livros em geral, Mato Grosso apresenta os piores índices de penetração de leitura da região. Quando analisados os livros lidos inteiros, o estado apresenta o menor número de leitores, com apenas 22% dos entrevistados declarando ter lido um livro inteiro nos últimos 12 meses. Já na leitura de livros em partes, Mato Grosso alcança 27%, e no caso de leitura por vontade própria de livros de literatura, o número é ainda mais baixo: apenas 13%.
A média de livros lidos nos últimos 12 meses também é a menor da região, com 1,77 livros por pessoa. Em comparação, o Distrito Federal lidera com uma média de 5,38 livros por pessoa no mesmo período.
Comportamento dos leitores em Mato Grosso.
Quando questionados sobre a frequência de leitura, 74% dos mato-grossenses, que sabem ler e escrever, afirmaram que não possuem o hábito de ler livros de literatura por vontade própria. Entre os leitores, apenas 2% leram livros todos os dias ou quase todos os dias, e 10% leem ao menos uma vez por semana. A maioria, no entanto, não se engaja na leitura regular.
Mato Grosso e os dados nacionais de leitura.
A pesquisa também revelou uma queda no número de leitores no Brasil nos últimos quatro anos, com uma redução de cerca de 6,7 milhões de leitores, totalizando atualmente 93,4 milhões de brasileiros leitores, considerando a população com cinco anos ou mais.
Entre os fatores que incentivam a leitura, os entrevistados apontaram o gosto pessoal (24%), a distração (15%) e a atualização cultural ou conhecimento geral (15%) como as principais motivações. No entanto, a pesquisa alerta que o gosto pessoal pela leitura diminui conforme a faixa etária aumenta, com a leitura por prazer sendo mais comum entre crianças e adolescentes.
Reflexão sobre o futuro da leitura.
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa, destaca que a diminuição do gosto pela leitura e o consequente declínio no número de leitores são preocupantes. “Estamos perdendo esses potenciais leitores, que disseram gostar muito ou gostar um pouco de ler. Isso nos leva a refletir sobre o que estamos deixando de fazer para manter esse interesse”, afirmou.
Este cenário desafia o estado de Mato Grosso e o Brasil como um todo a repensarem políticas públicas de incentivo à leitura e ações que possam reverter esse quadro, promovendo a literatura e o hábito de leitura desde a infância e ao longo da vida.
Fonte: Por g1 MT.