Oito pessoas são presas em Operação após ataque à Base do Indea-MT em Colniza

Na tarde da última quarta-feira, 11 de dezembro, as forças de segurança do Estado concluíram a operação integrada realizada em resposta ao ataque à base do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), no distrito de Guariba, em Colniza, ocorrido na última sexta-feira, 06 de dezembro. Ao longo da operação, oito pessoas foram presas e outros dois suspeitos estão em processo de negociação para se apresentarem à Polícia Judiciária Civil.
Durante as buscas da última quarta-feira, as equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Companhia de Colniza localizaram duas armas longas em uma área de mata. As armas, um rifle calibre 12 e outro de calibre 20, foram identificadas como as mesmas utilizadas no ataque, que resultou em um policial militar ferido. O sargento atingido recebeu atendimento médico e segue em recuperação.
Desde o ataque, que envolveu o roubo de um caminhão e o furto de madeira ilegal apreendida pelos fiscais do Indea-MT, as autoridades têm intensificado as buscas. Ao todo, 11 suspeitos foram identificados, com oito já detidos desde o último sábado, 07 de dezembro. Além disso, o caminhão roubado foi apreendido e inutilizado pelas equipes de segurança.
A operação mobilizou mais de 60 agentes de segurança de diversas forças, incluindo o Bope, o Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), o Batalhão Ambiental, a Força Tática, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que enviou helicópteros e aeronaves, e a Polícia Judiciária Civil. As polícias Militares de Amazonas e Rondônia também colaboraram nas buscas.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, elogiou a pronta resposta do Governo do Estado, destacando o empenho do Governador e do secretário de Segurança Pública para o sucesso da operação. “Desde que soubemos do ataque, nossos policiais foram deslocados rapidamente, o que possibilitou a identificação e prisão da maioria dos envolvidos”, afirmou Tinoco.
O trabalho de captura dos criminosos restantes continua com equipes do 8º Comando Regional da Polícia Militar e da Polícia Civil. A operação segue com a missão de localizar os últimos suspeitos e concluir a ação contra a quadrilha responsável pelo ataque à base do Indea-MT.
O ataque ocorreu na noite da última sexta-feira, 06 de dezembro, quando criminosos armados invadiram a base do Indea-MT, no distrito de Guariba, em Colniza. Durante a ação, eles roubaram um veículo carregado com madeira ilegal, apreendida pelos fiscais do instituto. Os criminosos dispararam contra as equipes que faziam a segurança do local, e um sargento da Polícia Militar foi baleado. Ele foi socorrido e está sendo acompanhado em Cuiabá.
Fonte: Hallef Oliveira | PMMT.