Polícia Civil deflagra a Operação Terra Limpa e prende suspeitos de integrar organização criminosa em Terra Nova do Norte
Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a Polícia Civil deflagrou a Operação Terra Limpa, em Terra Nova do Norte-MT, para cumprir doze mandados judiciais de prisão preventiva e de busca contra integrantes de uma organização criminosa que atuava no município. A ação contou com o apoio de várias unidades da Polícia Civil, incluindo as delegacias de Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba e Sinop.
Sete suspeitos foram presos em Terra Nova do Norte, um foi localizado em Sinop, e outros quatro mandados de prisão preventiva foram cumpridos nas unidades prisionais de Sinop e Peixoto de Azevedo. Os criminosos respondem a inquéritos que tramitam na Delegacia de Terra Nova do Norte, sendo investigados por tortura, homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso agia com extrema violência, sendo responsável por diversos homicídios que eram ordenados por líderes da facção, com o objetivo de dominar o tráfico de drogas na região. Além disso, os membros da organização praticavam o crime de tortura física, conhecido como “salve”, tanto contra integrantes da própria facção quanto contra rivais, como forma de punição e para manter o controle sobre o comando do tráfico.
Em entrevista, o delegado Fábio Viana Mateus explicou que a operação visa desarticular a facção criminosa e restabelecer a segurança pública na região. “Essa ação reafirma o compromisso da instituição no combate ao crime organizado. A Polícia Civil está comprometida e continuará as investigações, uma vez que há suspeitas de que o grupo tenha ramificações em outras cidades. As diligências seguem para identificar e prender todos os envolvidos”, afirmou o delegado.
Denuncie: 197/181.
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.