Segunda fase da Operação Follow the Money em Sinop combate lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Civil-MT
Segunda fase da Operação Follow the Money em Sinop combate lavagem de dinheiro do tráfico de drogas
Publicidade 12
Compartilhe!

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop (DERF-Sinop) deflagrou a segunda fase da operação Follow the Money, um desdobramento da investigação sobre lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas no município. A operação, que conta com o apoio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz), cumpriu mandados de prisão, buscas domiciliares e sequestrou bens móveis e imóveis de envolvidos no esquema criminoso.

A ação resultou na prisão de três pessoas, todas com envolvimento no processo de lavagem de dinheiro, utilizando laranjas para ocultar a origem ilícita dos recursos. A operação também incluiu a apreensão de dois veículos, o capital social de uma empresa e placas solares. Além disso, foi determinado o sequestro de 11 imóveis — oito em Sinop, um em Cuiabá e dois em Altamira-PA.

As prisões são um desdobramento da primeira fase da operação, realizada em março deste ano, quando três dos investigados haviam sido presos, mas estavam em liberdade provisória. Entre os presos desta segunda fase, destaca-se a proprietária de uma farmácia em Cuiabá, que teve suas atividades suspensas na primeira fase da operação. A farmácia estava sendo utilizada para movimentação de valores ilícitos, como evidenciado pelas investigações.

Além dela, foram presos o irmão e a cunhada de um líder de facção criminosa que atua em Sinop e se encontra detido em uma penitenciária estadual. O casal atuava sob ordens do criminoso, realizando negócios fraudulentos como a compra de imóveis, usando laranjas, para dar uma aparência de legalidade aos lucros obtidos com a venda de drogas.

Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil de Mato Grosso também deu apoio na execução da operação, que visa desmantelar a rede de lavagem de dinheiro ligada ao tráfico de drogas.

primeira fase da operação Follow the Money foi deflagrada em março de 2024, quando a DERF-Sinop cumpriu 136 ordens judiciais contra suspeitos de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro oriundos do tráfico de drogas em Sinop. Durante essa fase, a polícia suspendeu as atividades e doou medicamentos de uma farmácia em Cuiabá que funcionava como fachada para o esquema criminoso.

As investigações começaram em julho de 2022, a partir da apreensão de 400 tabletes de maconha encontrados em uma chácara na zona rural de Sinop. A partir dessa apreensão, os investigadores revelaram a existência de empresas fictícias e empresas reais que dissimulavam o capital ilícito, dando aparência de legalidade aos recursos obtidos com o tráfico.

Denuncie: 197/181.

Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *