Cachorro morto e animais feridos são encontrados em situação de maus-tratos em Sorriso

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Militar de Sorriso
Cachorro morto e animais feridos são encontrados em situação de maus-tratos em Sorriso
Publicidade 12
Compartilhe!

Na última sexta-feira, 3 de janeiro, um caso de maus-tratos foi descoberto em Sorriso-MT, quando um cachorro foi encontrado morto e outros dois animais estavam feridos e em situação de abandono. A denúncia anônima acionou o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que, ao chegar à residência, encontrou um dos cães já em estado de putrefação, com sinais de larvas em seu corpo. Os outros dois animais apresentavam desnutrição e ferimentos visíveis.

Segundo o fiscal do NIF, Éder Alves Dourado, os moradores relataram que a tutora dos animais havia viajado e deixado os pets sem cuidados. Além dos três animais encontrados na casa, a tutora também era responsável por outros, incluindo um cachorro localizado na rua e uma cadela que havia dado filhotes em um terreno baldio nas proximidades.

“Um dos cachorros já havia falecido. Partes do corpo dele já estavam em estado de putrefação e com a presença de larvas. No terreno, nós vimos também um gato debilitado e uma cadela da raça pitbull”, explicou o fiscal.

Os animais sobreviventes foram encaminhados ao canil municipal, onde receberão os cuidados necessários para recuperação. Um processo administrativo foi aberto e um suspeito foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o abandono e maus-tratos.

O fiscal também alertou para o aumento de denúncias de maus-tratos nesta época do ano, quando muitos tutores viajam e deixam os animais sem supervisão. Ele ressaltou a importância das denúncias para a proteção dos animais e a responsabilização dos responsáveis pelos abusos.

Maus-tratos, abuso e violência contra animais são crimes previstos por lei, com pena de prisão de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal. Em Cuiabá, desde 2017, a prefeitura tem implementado diversas medidas de proteção animal, incluindo o monitoramento de pet shops e a proibição do uso de correntes curtas em cães.

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque denúncia 0800.065.3939.

EMERGÊNCIA 193.

Fonte: Por Tamara Figueiredo, TV Centro América.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *