Golpistas se passam por Brad Pitt e enganam mulher francesa em golpe que custou cerca de R$ 5 milhões

Uma mulher francesa foi vítima de um golpe no qual golpistas se passaram pelo ator norte-americano Brad Pitt, utilizando imagens geradas por inteligência artificial. A mulher, identificada apenas como Anne, de 53 anos, acreditava estar em um relacionamento com o astro de Hollywood e acabou transferindo 830 mil euros (cerca de R$ 5,1 milhões) para os criminosos.
O golpe teve início em fevereiro de 2023, quando Anne foi abordada no Instagram por uma conta falsa, que dizia ser a mãe de Brad Pitt, e passou posteriormente a conversar com a suposta conta do ator. Durante as conversas, Anne revelou detalhes sobre seu divórcio, o que os golpistas usaram para convencê-la a fazer as transferências.
Os golpistas usaram contas falsas nas redes sociais e no WhatsApp, além de tecnologia de IA para enviar imagens e mensagens, fingindo que Pitt precisava de dinheiro para um tratamento renal. Anne, uma decoradora de interiores com problemas de saúde mental, manteve contato com os golpistas por cerca de um ano e meio, enviando depósitos até descobrir a fraude ao ver notícias sobre o relacionamento real de Pitt com Ines de Ramon.
Atualmente, está hospitalizada devido à depressão grave causada pela situação.
Fonte: Por France Presse.