Governo de Mato Grosso conclui obras de asfaltamento e interliga 22 municípios à malha rodoviária estadual

O Governo de Mato Grosso concluiu com sucesso uma série de obras de asfaltamento que garantiram a integração de 22 dos 38 municípios que ainda não possuíam acesso por via asfaltada, desde o início da gestão em 2019. Essas obras fazem parte de um grande esforço para melhorar a infraestrutura rodoviária do estado, com um investimento que supera R$ 2 bilhões. Além das cidades já contempladas, outras sete estão com obras em andamento, e diversas outras aguardam a conclusão de obras federais para a plena integração.
As cidades com obras finalizadas já estão interligadas por vias asfaltadas, melhorando o acesso e a mobilidade dos moradores, além de impulsionar a economia local. Entre os municípios atendidos estão Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Cocalinho, Tesouro, Novo São Joaquim, Campinápolis, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, União do Sul, Marcelândia, Tabaporã, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Nova Maringá, Rondolândia, Santa Terezinha, Novo Santo Antônio e Bom Jesus do Araguaia.
As obras de asfaltamento realizadas contemplam diversas rodovias estaduais e têm impactado positivamente a qualidade de vida dos habitantes da região. Abaixo, confira as principais rodovias que já foram asfaltadas, com seus respectivos investimentos:
- MT-100 (68 km): Ligação entre Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu até Barra do Garças e Alto Araguaia. Investimento de R$ 76,1 milhões.
- MT-326 (112 km): Conecta Cocalinho a Nova Nazaré. Investimento de R$ 177,8 milhões.
- MT-270/110 (41 km): Ligação entre Tesouro e Guiratinga. Investimento de R$ 56,7 milhões.
- MT-110 (52 km): Conecta Novo São Joaquim e Campinápolis até Nova Xavantina. Investimento de R$ 47,3 milhões.
- MT-140 (91,13 km): Ligação entre Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Campo Verde. Investimento de R$ 122,1 milhões.
- MT-343 (142 km): Conecta Porto Estrela até Cáceres e Barra do Bugres. Investimento de R$ 114,7 milhões.
- MT-175 (19 km): Conecta Reserva do Cabaçal até Araputanga. Investimento de R$ 13,1 milhões.
- MT-423 (união do Sul até Cláudia): Investimento de R$ 4,4 milhões.
- MT-320 (Marcelândia até Nova Santa Helena): Investimento de R$ 16,3 milhões.
- MT-410 (35 km): Conecta Tabaporã até a MT-220. Investimento de R$ 38,4 milhões.
- MT-208 (59 km): Conecta Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde até Alta Floresta. Investimento de R$ 70,5 milhões.
- MT-249/492 (81 km): Conecta Nova Maringá até São José do Rio Claro. Investimento de R$ 47,1 milhões.
- MT-313 (23 km): Conecta Rondolândia até a divisa com Rondônia. Investimento de R$ 30,6 milhões.
- MT-413 (94 km): Conecta Santa Terezinha até a BR-158. Investimento de R$ 49 milhões.
- MT-322 (56 km): Conecta Novo Santo Antônio até Serra Nova Dourada. Investimento de R$ 66,8 milhões.
- MT-322 (36,6 km): Conecta Bom Jesus do Araguaia até a BR-158. Investimento de R$ 74,3 milhões.
Obras em andamento.
Além das rodovias concluídas, outras sete cidades estão com obras em andamento, que farão a conexão de importantes regiões. As obras em andamento incluem:
- Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu e Juruena: Obras na MT-170/208/418 (antiga BR-174). Investimento de mais de R$ 600 milhões.
- Apiacás: Obras na MT-206 até Paranaíta. Investimento de R$ 160 milhões.
- Gaúcha do Norte: Obras na MT-129 até Paranatinga. Investimento de R$ 143 milhões.
- São José do Xingu: Obras nas MT-322 e MT-430. Investimento de R$ 116,2 milhões.
Desafios e obras federais.
Além das obras estaduais, 12 municípios ainda dependem de obras do Governo Federal na BR-158, trecho que contorna a reserva indígena Marãiwatsédé. Municípios de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Confresa, Santa Terezinha, Novo Santo Antônio, São José do Xingu e Luciara só estarão totalmente conectados à malha rodoviária asfaltada quando as obras na BR-158 forem concluídas.
Em Rondolândia, o Governo de Mato Grosso também concluiu o asfaltamento de 23 km da MT-313, entre o município e a divisa com Rondônia. Essa obra é especialmente importante, pois Rondolândia até então não possuía rodovias que a ligassem a outros municípios mato-grossenses.
Avanço na infraestrutura e impacto positivo.
Com o investimento contínuo em rodovias, o Governo de Mato Grosso tem avançado na melhoria da infraestrutura do estado, promovendo a integração entre as cidades e facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. As obras de asfaltamento têm impacto direto na qualidade de vida da população, oferecendo mais segurança nas estradas e contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões.
Fonte: Guilherme Blatt | Sinfra-MT.