Mato Grosso, líder na menor alíquota de ICMS sobre o etanol e preço mais baixo do país

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Seplag-MT
Mato Grosso, líder na menor alíquota de ICMS sobre o etanol e preço mais baixo do país
Publicidade 12
Compartilhe!

Mato Grosso se destaca como líder no Brasil ao manter a menor alíquota de ICMS sobre o etanol hidratado, oferecendo o preço mais baixo do país, com uma média de R$ 3,90 por litro. Este diferencial reflete o compromisso da atual gestão estadual em proporcionar vantagens econômicas aos consumidores, ao mesmo tempo, em que fortalece a sustentabilidade e incentiva a produção local.

Apesar de ajustes na base de cálculo do ICMS previstos para 2025, a carga tributária sobre o etanol permanecerá em 10,5%, um valor ainda mais competitivo que o de outros estados. Antes da redução implementada em 2022, a alíquota era de 12,5%, o que evidencia os avanços na política fiscal do Estado, que prioriza o benefício ao setor e ao cidadão.

secretário de Fazenda, Rogério Gallo, ressaltou a importância dos ajustes feitos, afirmando que o Governo de Mato Grosso continua comprometido em manter a menor tributação sobre o etanol hidratado do Brasil. “Com os ajustes necessários, o Governo de Mato Grosso reafirma seu compromisso de manter a menor tributação sobre o etanol hidratado do Brasil”, afirmou.

Enquanto em outros estados a carga tributária sobre o etanol varia entre 12% e 22%, afetando diretamente os preços e a competitividade do combustível, Mato Grosso se distingue ao oferecer uma alternativa econômica e sustentável aos consumidores, além de apoiar a produção local.

governador Mauro Mendes também destacou a importância das políticas fiscais do Estado, que buscam equilibrar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade. “O objetivo é sempre garantir o equilíbrio. Mesmo com os ajustes necessários, Mato Grosso continua sendo referência nacional, oferecendo benefícios ao cidadão e fortalecendo nossa economia”, disse o governador.

Fonte: Noelisa Andreola | Sefaz-MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *