Feminicídios em Mato Grosso deixam 83 crianças órfãs em 2024

Em 2024, os feminicídios registrados em Mato Grosso resultaram na perda de 83 mães, deixando muitas crianças órfãs. Segundo dados da Polícia Civil, das 47 mulheres assassinadas, 41 eram mães. Entre os órfãos, 17 são filhos biológicos dos autores dos crimes.
O feminicídio é um crime qualificado no Código Penal e envolve o assassinato de mulheres por discriminação de gênero ou violência doméstica, com pena de 12 a 30 anos de reclusão. Para apoiar as crianças vítimas dessa violência, a Prefeitura de Cuiabá oferece um auxílio mensal para cobrir despesas com alimentação e material escolar.
Em 2025, já ocorreram três feminicídios no estado. No dia 30 de janeiro, Regiane Alves da Silva, de 29 anos, foi morta pelo marido em um bar, na frente das duas filhas do casal, que foram encaminhadas ao Conselho Tutelar.
Para combater a violência doméstica, o aplicativo ‘SOS Mulher MT’ tem sido uma ferramenta importante, com um aumento de 31% nas buscas por ajuda neste semestre. Ele oferece um botão do pânico e outros serviços, como medidas protetivas e denúncias.
O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, em cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.
Fonte: Por g1 MT e TV Centro América.