Mato Grosso entra na onda de calor que afeta o Brasil

Mato Grosso se junta aos estados afetados pela onda de calor que atinge o Brasil, conforme atualização da Agência Climatempo da última segunda-feira, 17 de fevereiro. O fenômeno pode persistir até 24 de fevereiro, com temperaturas que podem chegar aos 40 °C, especialmente na parte sul do estado. A média de máxima deve ser de 32,8 °C.
A onda de calor é caracterizada por temperaturas 5 °C acima da média por um período de três a cinco dias e ocorre devido a um bloqueio atmosférico na região central do país, que impede a formação de grandes nuvens de chuva e intensifica o calor.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que esta é a terceira onda de calor consecutiva desde janeiro. A primeira foi entre 17 e 23 de janeiro e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro, atingindo principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Especialistas alertam para os cuidados necessários durante este período de calor extremo, como evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação constante, usar roupas leves e evitar esforços físicos intensos. A exposição ao calor pode causar sérios danos à saúde, como desidratação, queda de pressão e aumento dos riscos de problemas cardiovasculares, como infartos e derrames.
Fonte: Por g1 MT.