Operação Liderança: Polícia Civil prende traficante responsável por comandar tráfico de drogas em Confresa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Confresa-MT, deflagrou, no final da tarde da última terça-feira, 25 de fevereiro, a Operação Liderança, que resultou no cumprimento do mandado de prisão preventiva de L.A.S., de 50 anos, apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas na região.
A ordem judicial foi decretada pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá-MT, especializado no combate ao crime organizado, com base em investigações iniciadas pela Polícia Civil em 2024, que reuniram diversos elementos probatórios contra o investigado. O caso tramita em segredo de justiça.
As investigações conduzidas pela Delegacia de Confresa apontaram que o traficante era responsável por organizar a distribuição de entorpecentes a outros envolvidos no esquema criminoso e exercia papel de comando no tráfico local.
O suspeito já possuía aproximadamente uma dezena de passagens policiais de 2019 a 2021, inclusive com condenação criminal pelo crime de tráfico de drogas, em que tem uma pena de mais de sete anos de reclusão. Contudo, encontrava-se solto em razão de benefício legal.
Com os novos elementos informativos colhidos, o delegado Mauro Apoitia representou pela ordem de prisão contra o investigado, garantindo a interrupção de suas atividades ilícitas e trazendo maior segurança à população. “Dadas as novas informações e o processo sigiloso em trâmite pela Vara Criminal de Cuiabá, esperamos que agora o suspeito permaneça preso e responda pelos crimes na justiça”, afirmou o delegado.
A operação ainda faz parte do Programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, para combate à atuação de facções criminosas.
Denúncias.
O enfrentamento ao tráfico de drogas não se restringe à atuação policial, sendo fundamental o apoio da sociedade na identificação e denúncia de atividades criminosas. O tráfico é um dos principais fomentadores da violência, alimentando crimes, como homicídios, furtos e roubos, além de destruir vidas por meio da dependência química.
A colaboração da comunidade, por meio de denúncias anônimas e informações repassadas às autoridades, é essencial para desmantelar redes criminosas e fortalecer a segurança pública.
A denúncia pode ser feita de forma sigilosa pelos canais oficiais, como o Disque 197 da Polícia Civil. Em Confresa, denúncias podem ser realizadas pelo WhatsApp da delegacia (65) 9 8173-0228. Todas as denúncias são absolutamente sigilosas, garantindo a segurança e o anonimato do denunciante.
Denuncie: 197/181 | 3613-6981.
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.