SES lança Painel Arboviroses para monitoramento de casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Mato Grosso; Guarantã do Norte tem casos confirmados

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Reprodução
SES lança Painel Arboviroses para monitoramento de casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Mato Grosso; Guarantã do Norte tem casos confirmados
Publicidade 12
Compartilhe!

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, nesta semana, o Painel Arboviroses, uma plataforma que permite o monitoramento em tempo real dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Mato Grosso. As três doenças, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, têm apresentado alta incidência no período sazonal.

O painel oferece acesso a dados sobre os casos prováveis e confirmados das doenças em todos os municípios do estado, permitindo também consultar o nível de incidência em cada cidade. A plataforma tem como objetivo não só informar a população, mas também conscientizar sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, destacou que a ferramenta é essencial para o controle das arboviroses e reforçou a necessidade de ações preventivas, como a limpeza de quintais e a eliminação de locais com água acumulada. O Ministério da Saúde recomenda atitudes simples, como verificar reservatórios de água, tampar caixas d’água, limpar calhas e usar repelentes para combater o mosquito.

Guarantã do Norte; Números de Dengue, Zika e Chikungunya.

Dengue: Taxa incidência 21 dias – 38,68. Casos prováveis – 12. Casos confirmados – 8. Nível de incidência – nível 1.

Zika: Taxa incidência 21 dias – 0. Casos prováveis – 0. Casos confirmados – 0. Nível de incidência – nível 1.

Chikungunya: taxa incidência 21 dias – 6,45. Casos prováveis – 2. Casos confirmados – 2. Nível de incidência – nível 1.

Entenda as diferenças entre as doenças:

  • Dengue: Causa febre alta, dores musculares e articulares, com sintomas que variam em gravidade.
  • Zika: Além de febre, pode causar complicações neurológicas, sendo especialmente perigosa para gestantes, devido ao risco de malformações no bebê.
  • Chikungunya: Caracteriza-se por febre e dores articulares intensas, que podem persistir por longos períodos e até se tornar crônicas.

Link do painel: http://sieges.saude.mt.gov.br/dashboard/51

 

Matéria postada: 4 de fevereiro de 2025, 9h56.
Zika.
Chikungunya.
Dengue.
Fonte: Thaís Fávaro | SES-MT.
Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *