Operação Tolerância Zero apreende celulares, armas e drogas em presídios de Mato Grosso

A Operação Tolerância Zero, que ocorreu nos últimos quatro meses, resultou na apreensão de 1.754 celulares, 737 carregadores, 151 armas artesanais e 3.058 porções de drogas nas 41 unidades prisionais de Mato Grosso. O balanço das ações foi divulgado nesta segunda-feira, 24 de março, pela Secretaria de Justiça (Sejus-MT), com a presença do governador Mauro Mendes e dos secretários de Segurança Pública e Justiça.
Lançada em novembro de 2024, a operação intensificou o combate às facções criminosas no estado, inclusive nos presídios. Além disso, houve uma queda significativa de 81% em roubos e 58% em furtos de cargas no setor agrícola.
Até o momento, 216 operações foram realizadas nas unidades prisionais, resultando também na apreensão de 734 chips de celular e substâncias como maconha e cocaína.
A crescente violência em Mato Grosso, associada às facções criminosas, tem gerado episódios de brutalidade, como o assassinato de uma adolescente em Cáceres após criticar uma facção nas redes sociais e o homicídio das irmãs Rayane e Rithiele Alves Porto em Porto Esperidião. Dados do Monitor da Violência apontam 919 homicídios no estado em 2023, evidenciando a gravidade da situação.
Fonte: Por g1 MT.