Sema e Bope realizam operação contra garimpo ilegal e multam empreendimentos em Colíder, Guarantã do Norte, Paranaíta e Alta Floresta (Vídeo)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizou uma operação entre os dias 25 de março e 1º de abril para combater a extração ilegal de minérios nos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Paranaíta e Alta Floresta.
Foram fiscalizados 12 empreendimentos minerários, dos quais 11 foram multados, totalizando R$ 550 mil em autuações. Oito atividades foram embargadas e seis escavadeiras hidráulicas, além de 10 motores com bombas d’água, foram apreendidos, cinco máquinas e os motores foram destinados aos municípios.
Quatro locais possuíam licença ambiental, mas operavam fora dos limites autorizados. A ação foi motivada por denúncias encaminhadas ao Ministério Público e à Ouvidoria da Sema, além do uso de imagens de satélite para identificar áreas de irregularidade.
“Nessa operação de combate à extração mineral ilegal, foram observados todos os critérios relacionados à apreensão de bens, tendo como ponto principal a segurança da equipe. Os alvos fiscalizados estavam localizados relativamente próximos às sedes de municípios, o que proporcionou a disponibilidade de rede de comunicação com as prefeituras, fornecendo apoio logístico e espaço físico para depósito das máquinas e motores apreendidos”, explicou o coordenador de Fiscalização de Empreendimentos da Sema, Thiago Queiroz.
A Sema orienta que crimes ambientais sejam denunciados pelos canais oficiais, como o aplicativo MT Cidadão, e pelos telefones 65 98153-0255 ou 190 (Polícia Militar).
Fonte: Renata Prata | Sema-MT.