Mais de 100 mil eleitores em MT podem ter o título cancelado; prazo para regularização vai até 19 de maio
Eleitores e eleitoras de Mato Grosso que não votaram nas três últimas eleições têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação e evitar o cancelamento do título eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 109.802 pessoas correm esse risco no estado.
Atualmente, o estado possui 2.597.642 eleitores aptos ao voto. Para manter esse direito, basta procurar um Cartório Eleitoral, posto de atendimento ou utilizar os serviços online do TRE-MT ou do TSE. A orientação é que o processo de regularização seja feito quanto antes para evitar filas.
A consulta da situação do título pode ser feita no site do TRE-MT ou do TSE, na aba “Autoatendimento Eleitoral”. Caso esteja cancelado ou suspenso, o cidadão deverá apresentar documentos pessoais e comprovantes, presencialmente ou de forma online, para regularizar.
Multas podem ser pagas por boleto, Pix, cartão ou no aplicativo e-Título. Em casos de impossibilidade financeira, o juiz eleitoral pode dispensar a cobrança.
Quem não regularizar a situação poderá sofrer restrições, como não poder tirar passaporte, prestar concursos, obter empréstimos, renovar matrícula em instituições públicas ou se candidatar nas eleições. Além disso, perderá o direito de votar nas Eleições Municipais de 2024 e nas Eleições Gerais de 2026.





