Polícia Civil deflagra Operação Tempus Finis contra facção criminosa em Terra Nova do Norte
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira, 20 de maio, a Operação Tempus Finis no município de Terra Nova do Norte-MT, com o objetivo de reprimir e desarticular uma facção criminosa atuante na região norte de Mato Grosso.
Foram cumpridos nove mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas domiciliares, expedidos pela Justiça local. A operação resultou na prisão de 10 pessoas, oito por mandados judiciais e duas em flagrante, após a apreensão de duas armas de fogo, um tablete de cocaína e porções da droga prontas para a venda.
Uma das presas é uma mulher de 38 anos, apontada como líder regional da facção criminosa, localizada e detida no município de Sinop-MT.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Terra Nova do Norte, apuram crimes como homicídio, tortura, tráfico de drogas e organização criminosa, com ênfase em casos relacionados ao chamado “tribunal do crime”, prática comum entre os faccionados para punição interna.
De acordo com o delegado Fábio Viana Mateus, que coordena a operação, as diligências começaram a partir de prisões em flagrante realizadas em dezembro de 2024. O trabalho de inteligência conseguiu mapear os principais integrantes da organização, que atuava de forma regionalizada.
“A Polícia Civil de Mato Grosso reforça o trabalho contínuo de enfrentamento qualificado às organizações criminosas e reafirma o seu compromisso com a segurança da população de Terra Nova do Norte, com ações de inteligência e repressão”, declarou o delegado.
A operação contou com o apoio das delegacias de Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Itaúba e Marcelândia.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes da facção criminosa e ampliar a responsabilização penal dos envolvidos.





