Sema aplica multa de R$ 200 mil durante operação de combate à mineração ilegal no norte de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), deflagrou entre os dias 5 e 9 de maio uma operação de fiscalização ambiental contra a mineração ilegal em municípios do norte de Mato Grosso. A ação ocorreu em Peixoto de Azevedo, Carlinda, Matupá, Terra Nova do Norte e Novo Mundo, onde empreendimentos foram flagrados atuando sem licenças ambientais ou desrespeitando a legislação vigente.
A operação, baseada em denúncias recebidas pela Ouvidoria da Sema e por alertas do sistema de monitoramento por satélite, resultou na aplicação de R$ 200 mil em multas, além de 8 autos de inspeção, 8 termos de embargo, 3 autos de infração, uma apreensão e um auto de inutilização.
Em uma das propriedades fiscalizadas, que operava sem Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sem qualquer licença para atividade mineral, os agentes encontraram 27 unidades de emulsão explosiva, material usado para o desmonte de rochas. Também foram localizados diversos equipamentos e maquinários de garimpo. Todo o material foi recolhido pela equipe de explosivistas do Bope e o caso foi registrado em boletim de ocorrência.
A ação faz parte da Operação Amazônia, que une órgãos estaduais e federais em uma força-tarefa coordenada pela Sema para coibir crimes ambientais em Mato Grosso. O trabalho conta com monitoramento em tempo real por satélite, fiscalização in loco, embargo de áreas degradadas e responsabilização dos infratores.
A população pode colaborar com o combate aos crimes ambientais denunciando irregularidades por meio da Ouvidoria da Sema, nos telefones (65) 3613-7398 ou (65) 98153-0255 (WhatsApp), pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão, no canal Fale Cidadão da CGE ou diretamente nas regionais da Sema. Denúncias também podem ser feitas à Polícia Militar pelo número 190.
Fonte: Juliana Sanders* | Sema-MT *Com supervisão de Renata Prata.