Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Polícia Civil deflagra operação contra golpe da portabilidade telefônica em MT

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Civil-MT
Polícia Civil deflagra operação contra golpe da portabilidade telefônica em MT
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira, 3 de junho, a Operação Porta 67, que investiga um grupo criminoso envolvido no golpe da portabilidade telefônica. A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e cumpre quatro mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande.

As investigações começaram em maio de 2023, após uma autoridade política de Mato Grosso do Sul ter sua linha telefônica transferida indevidamente para outra operadora, com uso fraudulento de seus dados pessoais. O inquérito foi transferido para Mato Grosso, onde a fraude foi executada.

De acordo com a polícia, o grupo criminoso usava acessos internos de operadoras, logins legítimos de funcionários e realizava aquisição em massa de chips pré-pagos, reaproveitados em fraudes. Uma ex-funcionária de uma empresa de telefonia está entre os investigados, por ter se autenticado ilegalmente durante a solicitação da portabilidade.

Segundo o delegado Guilherme Fachinelli, titular da DRCI, o esquema é “tecnicamente estruturado e com divisão de tarefas, o que evidencia a sofisticação dos crimes cibernéticos atuais”. A operação visa reprimir práticas que colocam em risco a segurança digital de autoridades e cidadãos.

Os investigados podem responder por estelionato tentado e associação criminosa, com penas que somadas ultrapassam seis anos de prisão.

O nome da operação, Porta 67, faz referência tanto ao golpe de portabilidade quanto ao DDD 67, da vítima localizada em Mato Grosso do Sul.

Denuncie: 197/181.

Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *