Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Polícia Militar prende seis suspeitos de garimpo ilegal e apreende quase 600 gramas de ouro em Alta Floresta

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: PMMT
Polícia Militar prende seis suspeitos de garimpo ilegal e apreende quase 600 gramas de ouro em Alta Floresta
Publicidade 12
Compartilhe!

Seis pessoas foram presas na noite da última segunda-feira, 23 de junho, no município de Alta Floresta, durante uma ação da Polícia Militar, suspeitas de integrarem uma quadrilha envolvida em garimpo ilegal. A prisão foi realizada por equipes do 8º Batalhão com apoio da Força Tática, no âmbito da Operação Tolerância Zero.

Com os suspeitos, os policiais apreenderam 591 gramas de material com características de ouro, 90 munições de arma de fogo, uma porção de maconha e diversos equipamentos usados na extração ilegal de minérios, como motores, carpetes, eletrodos e insumos típicos da atividade de garimpo.

A operação teve início após denúncias de que um grupo de homens havia invadido uma residência no setor E1. As equipes intensificaram o policiamento na região e flagraram os criminosos dentro do imóvel. Na tentativa de fuga pelos fundos da casa, os suspeitos foram abordados e rendidos pelos militares.

Durante a busca pessoal, foi localizada uma porção de substância análoga à maconha com um dos indivíduos. Os policiais ainda encontraram dois aparelhos celulares escondidos: um no telhado e outro sob folhas secas no quintal. Dentro da casa, além do ouro e da munição escondidas sob a cama, foram encontrados materiais diversos utilizados em garimpos clandestinos.

Na operação, também foram apreendidos dois veículos Hilux, um Creta e um aparelho de internet via satélite (Starlink), frequentemente utilizado por garimpeiros para manter comunicação em áreas remotas. Os suspeitos confessaram trabalhar com extração de minério no município vizinho de Paranaíta e disseram que alugavam a casa em Alta Floresta como base de apoio logístico.

Todo o material e os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso segue sob investigação. Os presos podem responder por crimes ambientais, usurpação de bem da União, posse ilegal de munições e associação criminosa.

Disque-Denúncia

A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da população e lembra que denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 190 ou 0800-065-3939.

Fonte: Wellyngton Souza | PMMT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *