Guarantã do Norte: PF apreende avião usado no tráfico internacional na segunda fase da Operação Proa Clandestina

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 30 de julho, a segunda fase da Operação Proa Clandestina, com foco no combate ao uso do espaço aéreo por grupos criminosos envolvidos no tráfico interestadual e internacional de drogas. A ação ocorreu em Guarantã do Norte-MT.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão de duas aeronaves, mas apenas uma foi localizada e apreendida. O avião é suspeito de ser utilizado para transportar drogas dentro e fora do país. Também foi cumprido um mandado de busca pessoal contra um dos investigados.
As medidas foram autorizadas pela 7ª Vara Federal de Mato Grosso, no âmbito de investigações que apuram os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
A primeira fase da operação foi realizada há um mês, quando a PF desarticulou um grupo especializado no roubo e preparação de aviões para o transporte de cocaína, com atuação em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O caso teve início após o roubo de uma aeronave avaliada em R$ 1,1 milhão em um aeroporto privado de Nova Ubiratã, em fevereiro deste ano.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso.