Lua e Marte brilham lado a lado no céu nesta segunda-feira (28)
Espectadores de todo o Brasil poderão acompanhar um belíssimo espetáculo astronômico nesta segunda-feira, 28 de julho, logo após o pôr do sol: a Lua estará em destaque no céu e, bem ao lado dela, será possível ver Marte, identificado como um ponto vermelho brilhante.
O fenômeno poderá ser observado a olho nu, inclusive em cidades com muita poluição luminosa. A orientação dos astrônomos é simples: basta olhar para a Lua. Próximo a ela, o planeta vermelho chamará a atenção por sua cor alaranjada.
Segundo sites especializados, o melhor horário para observar o alinhamento é até 20h30 em áreas urbanas, e até 21h em regiões com céu mais escuro (Horário de Brasília). Quem tiver binóculo ou telescópio poderá ver os dois astros no mesmo campo de visão.
Outro destaque da noite é a chamada Luz Cinérea, um brilho suave na parte escura da Lua causado pela luz do Sol refletida pela Terra. Esse fenômeno é também conhecido como o “brilho da Terra”.
Conjunções e fenômenos ainda em 2025 🌌
Além do encontro entre Lua e Marte, o ano reserva outras belas conjunções planetárias e chuvas de meteoros. Entre os destaques:
- 12 de agosto: Vênus e Júpiter se alinham no céu, na constelação de Gêmeos.
- 19 e 20 de agosto: Lua, Vênus e Júpiter formarão um trio celeste imperdível antes do amanhecer.
- 23 de outubro: Lua, Marte e Mercúrio se alinham na constelação de Libra ao anoitecer.
Chuvas de meteoros mais esperadas:
- 12 de agosto – Perseidas: pico de até 150 meteoros por hora.
- 14 de dezembro – Geminídeas: até 120 meteoros por hora no auge.
Fonte: Por Roberto Peixoto, g1.



