Polícia Civil deflagra Operação Heresia contra tráfico e lavagem de dinheiro em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, a Operação Heresia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com atuação em Alta Floresta, Carlinda, Sinop e Cuiabá.
Coordenada pela Delegacia de Alta Floresta, a operação cumpriu um mandado de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão, 11 intimações para monitoramento eletrônico, além de quatro ordens de bloqueio judicial e sequestro de bens, totalizando R$ 2 milhões por alvo principal. Também foi suspensa judicialmente uma empresa de eletrônicos em Cuiabá, usada para lavar dinheiro do tráfico.
Durante a ação, um advogado, já condenado por associação criminosa, foi alvo de mandado em Sinop, onde a polícia apreendeu veículos de luxo e joias. Em Alta Floresta, um casal foi preso em flagrante com porções e envelopes de cocaína. Em Cuiabá, uma loja com dois andares de produtos foi lacrada por ausência de controle fiscal e contábil.
A investigação revelou um sofisticado esquema financeiro, com empresas de fachada e movimentações bancárias milionárias. Os criminosos atuavam em núcleos operacionais, jurídicos e financeiros.
A operação contou com cerca de 40 policiais civis, de delegacias da região norte e da DENARC, em Cuiabá. As ordens judiciais foram expedidas por varas de Alta Floresta e pelo Nipo de Cuiabá, com participação do Gaeco-MT.
O nome da operação, “Heresia”, faz alusão à escolha dos investigados por romper com os valores da ordem jurídica e social. A ação visa descapitalizar os envolvidos e cortar o fluxo financeiro ilícito das facções.
A população pode colaborar com denúncias anônimas pelos números 190 ou 0800.065.3939.