Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Polícia Civil deflagra Operação Vultus Legis contra facção criminosa que extorquia comerciantes em Rondonópolis

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Civil-MT
Polícia Civil deflagra Operação Vultus Legis contra facção criminosa que extorquia comerciantes em Rondonópolis
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, a Operação Vultus Legis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em extorsões a comerciantes em Rondonópolis. A ação cumpre 28 ordens judiciais, incluindo sete mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão, 11 de quebras de sigilo telemático e o bloqueio de R$ 86 mil em contas bancárias.

As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá e estão sendo cumpridas em Cuiabá, Rondonópolis e no Estado de Sergipe, com apoio da Polícia Civil de Aracaju.

As investigações, conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), começaram em janeiro após denúncias de que comerciantes estavam sendo ameaçados de morte para pagar “taxas de faturamento” à facção criminosa.

Esquema de Extorsão.

A organização criminosa exigia pagamentos baseados em notas fiscais de compras e vendas de comércios como tabacarias, lojas de celulares e distribuidoras. Os valores eram pagos via Pix, usando contas de “laranjas”, ou em dinheiro. O esquema também envolvia menores de idade e o uso de perfis falsos no WhatsApp.

As ameaças intensificaram o medo entre os comerciantes, gerando casos de AVCs, infartos e fechamento de lojas. Apesar de saberem quem são os criminosos, muitos comerciantes se recusam a depor, temendo represálias.

Conexões e Reincidência.

Dois dos principais alvos da operação já estavam presos desde fevereiro, quando foram detidos na Operação “A César o que é de César”, por esquema semelhante em Várzea Grande. Mesmo presos, continuavam liderando as extorsões com apoio de cúmplices em liberdade.

Nome da operação.

“Vultus Legis”, expressão em latim que significa “O rosto da lei”, representa a presença impositiva do Estado onde antes reinava o medo.

“A facção tenta expandir seu poder pelo terror. O Estado deve dar uma resposta clara: não se desafia o poder público”, afirmou o delegado Antenor Pimentel Marcondes.

Canais de denúncia.

A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima e sigilosa pelos números:

  • (65) 98173-0700.
  • Disque Denúncia 181.
  • Disque Extorsão 197.

A operação integra o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, e a rede nacional Renorcrim, de combate às organizações criminosas.

Denuncie: 197/181.
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.
Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *