Polícia Civil deflagra quatro operações simultâneas contra facções criminosas em Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira, 1º de julho, quatro operações simultâneas de combate ao crime organizado nos municípios de São José dos Quatro Marcos, Cuiabá e Várzea Grande. As ações, batizadas de Mercador, Choffer, Tribunal Espúrio e Áureo, são resultados de meses de investigação e miram uma facção criminosa atuante no Estado.
Ao todo, dezenas de ordens judiciais foram cumpridas, incluindo mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias. As investigações envolvem crimes como extorsão, homicídios, sequestro, tortura, tráfico de drogas e ameaças a comerciantes.
- Operação Mercador: apura extorsão contra comerciantes; foram cumpridos 17 mandados, incluindo seis prisões preventivas e bloqueios de contas.
- Operação Choffer: investiga homicídios; cumpre 10 ordens judiciais, com prisões e internação de adolescentes.
- Operação Tribunal Espúrio: apura crimes de sequestro e tortura; três prisões preventivas foram decretadas.
- Operação Áureo: foca em um homicídio específico, com três mandados de busca e apreensão.
As ações contaram com apoio de delegacias da região e das especializadas Derf e Denarc. O delegado Thiago Meira destacou que a ofensiva representa um duro golpe contra a atuação de facções na região e integra a Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso.
Os presos foram encaminhados para unidades prisionais e seguem à disposição da Justiça. As investigações continuam para apurar outros possíveis envolvidos e desdobramentos.