Anitta e Luciano Huck visitam cacique Raoni em aldeia no Xingu e participam de ritual indígena

A cantora Anitta e o apresentador Luciano Huck visitaram, no último domingo, 17 de agosto, a aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, região do Xingu, em Mato Grosso. Os artistas se encontraram com o cacique Raoni Metuktire, de 92 anos, um dos mais importantes líderes indígenas do mundo.
A visita integra a gravação de um especial para o programa Domingão do Huck. Durante o encontro, Raoni autografou o livro sobre suas memórias e entregou a Luciano. Também foram discutidos temas como os direitos indígenas e a COP, conferência internacional que este ano será realizada em Belém-PA.
No sábado (16), Anitta e Huck participaram do Kuarup, tradicional cerimônia indígena realizada na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, em Querência-MT. O ritual reúne diversas etnias do Alto Xingu entre agosto e setembro, celebrando a vida e homenageando entes falecidos por meio de símbolos como os troncos ornamentados de árvores lançados nas águas.
Nos últimos anos, a aldeia Piaraçu tem recebido personalidades internacionais. Em abril, a atriz Angelina Jolie visitou o local com a organização Re:wild. Já em 1989, o cacique Raoni ganhou projeção mundial ao lado do cantor Sting, em uma campanha internacional em defesa dos povos indígenas.
O Kuarup, recentemente reconhecido como manifestação da cultura nacional, reforça a filosofia indígena de convivência comunitária e harmonia com a natureza. Em 2023, a cerimônia homenageou a jornalista Glória Maria, tornando-a a primeira mulher de fora da aldeia a receber a distinção.
Agora, com a presença de Anitta e Luciano, o ritual ganha nova projeção, levando as tradições do Xingu a milhões de brasileiros por meio da televisão.
Fonte: Por Jardes Johnson, g1 MT.