Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Mutirões buscam ampliar cadastramento biométrico em Novo Mundo, que tem segundo menor índice de MT

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: TRE-MT
Mutirões buscam ampliar cadastramento biométrico em Novo Mundo, que tem segundo menor índice de MT
Publicidade 12
Compartilhe!

A Justiça Eleitoral dará início, a partir desta segunda-feira, 18 de agosto, a uma série de mutirões de cadastramento biométrico em Novo Mundo-MT. O objetivo é aumentar o índice de cobertura da biometria, que hoje está em apenas 48,09%, o segundo mais baixo de Mato Grosso.

Os atendimentos serão realizados tanto na zona urbana quanto em comunidades rurais, até o mês de setembro. De acordo com a 44ª Zona Eleitoral, responsável pela coordenação, cerca de 2.947 eleitores e eleitoras ainda não registraram as digitais.

O primeiro mutirão acontece de 18 a 22 de agosto, na Câmara de Vereadores, no Centro da cidade, das 8h às 16h. Em seguida, entre 25 e 27 de agosto, a ação será na Agrovila Cristalino do Norte (Comunidade Rural Cinco Mil). Já nos dias 28 e 29, o atendimento será levado à comunidade rural Rochedo.

Depois, os serviços retornam para a zona urbana entre 1º e 5 de setembro e 8 e 12 de setembro, novamente na Câmara Municipal.

Além do cadastramento biométrico, a população poderá aproveitar os mutirões para realizar alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão de dados, emissão de guias de multa e outros serviços.

O chefe do cartório da 44ª Zona Eleitoral, Rodrigo Rodrigues Del Papa, destacou que a mobilização inclui campanhas em escolas e distribuição de panfletos. O vice-presidente e corregedor do TRE-MT, desembargador Marcos Machado, acompanhará de perto as atividades, que fazem parte da campanha Biometria 100%, cuja meta é atingir 98% do eleitorado até 2025.

A biometria garante maior segurança no processo eleitoral, evitando fraudes como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros. Para o cadastro, basta apresentar documento oficial com foto. Já para transferir o domicílio, é necessário também um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que forem emitir o primeiro título devem levar ainda o comprovante de quitação militar.

Fonte: Nara Assis/TRE-MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *