Operação flagra desmatamento e queimadas em área de preservação em Novo Mundo

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em conjunto com a 12ª Companhia Independente da Polícia Militar de Barra do Bugres, realizou na quinta-feira (14) uma operação de fiscalização ambiental no Assentamento Araúna, em Novo Mundo-MT.
A ação atendeu a um ofício da Promotoria de Justiça de Guarantã do Norte, que solicitou providências urgentes diante de denúncias de crimes ambientais na região.
As informações recebidas apontavam derrubada de vegetação em área de amortecimento do Parque Estadual do Cristalino e em Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Inhandu, além de queimadas registradas desde o dia anterior à operação.
Durante a fiscalização, as equipes da Sema confirmaram os crimes, registraram imagens da área degradada e constataram a extensão do dano. O responsável pela derrubada e pelas queimadas compareceu ao local e foi detido pela Polícia Militar. Na Delegacia de Guarantã do Norte, foram encontradas em seu celular provas que reforçam sua ligação com os crimes.
Ele deve responder por:
- Destruição de floresta em área de preservação permanente;
- Provocação de incêndio em mata ou floresta;
- Poluição com risco à saúde humana, morte de animais ou destruição significativa da flora;
- Além de uso de identidade falsa, na tentativa de dificultar sua identificação.
As multas e sanções administrativas ainda estão sendo calculadas pela equipe técnica da Sema.
Denúncia de crimes ambientais.
A Sema reforça que crimes ambientais podem ser denunciados pela Ouvidoria Setorial (65 3613-7398 ou 65 98153-0255 – telefone e WhatsApp), pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou no Fale Cidadão da CGE.
Também é possível acionar a Polícia Militar pelo 190.