Polícia Civil deflagra operação contra esquema milionário de fraudes eletrônicas em Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, deflagrou na manhã desta terça-feira, 19 de agosto a Operação Tertius, que cumpre 155 ordens judiciais contra um grupo criminoso altamente estruturado, responsável por fraudes eletrônicas e lavagem de capitais que geraram prejuízo superior a R$ 2 milhões às vítimas.
Foram expedidos 19 mandados de prisão preventiva, 55 de busca e apreensão, 31 medidas cautelares diversas de prisão, além de 50 bloqueios de contas bancárias.
As investigações começaram em julho de 2022, após denúncia de que uma residência no bairro CPA 3 era usada como “escritório do crime”. O grupo aplicava principalmente o “golpe do falso intermediário”, copiando anúncios reais de veículos em plataformas como OLX e Facebook Marketplace e republicando-os com valores abaixo do mercado. As vítimas eram induzidas a transferir o dinheiro via PIX para contas de “laranjas”.
O esquema resultou em mais de 370 anúncios fraudulentos, atingindo 3.445 usuários. Mesmo após prisões em flagrante em 2022, os criminosos continuaram a aplicar golpes até este ano, demonstrando a persistência da organização, que tem indícios de ligação com uma facção criminosa.
Segundo a Polícia Civil, o grupo possuía uma estrutura bem definida, com divisão de tarefas e movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada, confirmando o crime de lavagem de capitais.
A operação faz parte das ações de enfrentamento às fraudes eletrônicas e ao crime organizado no estado.
Denuncie: 197/181.
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.