🚫🐟 Piracema começa em Mato Grosso: pesca proibida até janeiro 🐟🚫

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Polícia Militar Ambiental iniciaram na última quarta-feira, 1º de outubro, a operação de fiscalização para o período de defeso da piracema, que vai de 1º de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026. Durante esses quatro meses, está proibida a pesca amadora e profissional nos rios de Mato Grosso, incluindo as bacias do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.
A medida garante a reprodução dos peixes e a preservação da biodiversidade aquática. Apenas a pesca de subsistência está autorizada, feita de forma artesanal e desembarcada por populações ribeirinhas ou tradicionais, exclusivamente para consumo familiar, sem fins comerciais. Nesse caso, a cota permitida é de três quilos mais um exemplar por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura de cada espécie.
Equipes da Sema, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental atuarão em rios, rodovias e estabelecimentos comerciais para coibir a captura, transporte e venda ilegal de pescado. Estabelecimentos e pescadores profissionais devem declarar estoques de peixes até sexta-feira (3), por meio do site ou presencialmente nas regionais da Sema.
A população pode ajudar denunciando crimes ambientais pelos telefones (65) 3613-7398, (65) 98153-0255 (WhatsApp), pelo 190 da PM, ou nos canais da Ouvidoria da Sema.
👉 Respeitar a lei é fundamental para manter o equilíbrio dos rios e garantir peixe para o futuro.
Fonte: Clênia Goreth | Sema – MT.