Garimpeiros fogem após confrontos com PF em Terra Indígena Sararé; dois suspeitos ficam feridos

Um grupo de garimpeiros foi visto fugindo da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda-MT, na madrugada da última terça-feira, 30 de setembro, após dois dias de confronto com a Polícia Federal e outras forças de segurança que atuam na região.
Durante as ações, um homem e uma mulher ficaram feridos em momentos distintos. Nenhum agente foi atingido. A operação integra a Xapiri, deflagrada para combater o garimpo ilegal e promover a retirada dos invasores do território, considerado um dos mais devastados pela exploração de ouro no país.
Nas buscas, equipes encontraram túneis usados para esconderijo e um bunker com cervejas e armas. Foram apreendidos armamentos, munições, explosivos, além de minério de ouro e mercúrio. Máquinas, motores e estruturas de apoio ao garimpo também foram destruídos.
A ação é coordenada pelo Ibama em conjunto com a PF, PRF, Funai, Força Nacional, Gefron, Polícias Civil e Militar de MT e GO, atendendo determinação da Justiça Federal. Desde o início da operação, em agosto, mais de 160 escavadeiras e diversas estruturas já foram neutralizadas na região.
Estima-se que cerca de dois mil garimpeiros e membros de facções criminosas atuem dentro da Terra Indígena Sararé, que já perdeu mais de três mil hectares dos seus 67 mil devido à exploração ilegal.
Foto: Fábio Bispo/Greenpeace.
Foto: PF.
Fonte: Por Rogério Júnior, Ianara Garcia, g1 MT e TV Centro América.