Operação combate extração mineral ilegal e aplica R$ 300 mil em multas no norte de Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizou uma operação de combate à extração mineral ilegal nos municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Carlinda e Apiacás, entre os dias 14 e 17 de outubro.
A ação, que faz parte da Operação Amazônia, resultou em cerca de R$ 300 mil em multas aplicadas a empreendimentos que atuavam sem licença ambiental ou em descumprimento da legislação vigente.
Durante as fiscalizações, foram apreendidos e inutilizados 24 equipamentos, incluindo 13 motores, 10 bombas d’água e uma bica de aço. As equipes também lavraram sete termos de embargo, oito autos de infração, quatro termos de apreensão e quatro de inutilização.
Segundo a Sema, além da ausência de licenciamento, foram constatados danos graves em Áreas de Preservação Permanente (APP) e degradação dos recursos hídricos. A área total embargada ainda está sendo calculada.
A Operação Amazônia integra órgãos estaduais e federais e utiliza monitoramento por satélite, fiscalização contínua e embargo de áreas ilegais, com o objetivo de coibir crimes ambientais em Mato Grosso.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas à Ouvidoria da Sema pelos números (65) 3613-7398 ou 98153-0255 (WhatsApp), pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão, ou ainda pelo 190 da Polícia Militar.




