Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

PF deflagra operações contra garimpo ilegal em terras indígenas de MT e PA

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Reprodução
PF deflagra operações contra garimpo ilegal em terras indígenas de MT e PA
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, as operações Kuri II e Aurum Sordidos, com o objetivo de combater o garimpo ilegal nos rios São Benedito e Teles Pires, que cortam as Terras Indígenas Kayabi e Munduruku, na região norte de Mato Grosso.

Durante a ação, equipes da PF cumprem 16 mandados de busca e apreensão em sete cidades: Alta Floresta, Matupá, Peixoto de Azevedo, Sinop e Tangará da Serra-MT, além de Itaituba e Novo Progresso-PA. Também são executadas medidas de sequestro de bens pertencentes aos investigados.

As operações são um desdobramento da Operação Kuri, deflagrada em abril deste ano, quando os policiais federais destruíram 17 balsas usadas no garimpo ilegal e apreenderam 2 mil litros de combustível. Na ocasião, foram constatados graves danos ambientais e impactos diretos sobre as comunidades indígenas da região.

Com base nas informações obtidas na primeira fase, os investigadores identificaram uma rede criminosa estruturada, composta por financiadores e comerciantes de ouro que atuavam de forma organizada na exploração clandestina.

De acordo com a Polícia Federal, as ações reafirmam o compromisso da instituição com a proteção ambiental, a defesa dos povos indígenas e o combate ao garimpo ilegal na Amazônia.

Primeira fase.

Na primeira fase da Operação Kuri, em abril, a PF destruiu balsas e apreendeu combustíveis em um garimpo ilegal localizado na Terra Indígena Kayabi, no município de Apiacás, a mais de mil quilômetros de Cuiabá. O prejuízo estimado à atividade criminosa foi de cerca de R$ 15 milhões.

As apreensões também ocorreram às margens dos rios Teles Pires e São Benedito, no norte do estado. As investigações tiveram início em 2023, após denúncias feitas por indígenas e imagens de satélite que comprovaram a degradação ambiental.

A Terra Indígena Kayabi se estende entre os estados de Mato Grosso e Pará e é habitada pelos povos Kayabi, Apiaká e Munduruku.

Fonte: Por g1 MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *