Polícia Civil de MT deflagra terceira fase da Operação Código Seguro contra grupo de crimes cibernéticos
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira, 21 de outubro, a terceira fase da Operação Código Seguro, que mira um grupo criminoso responsável pela obtenção e comercialização de dados sensíveis, usados em fraudes e outros crimes pela internet em vários estados do país.
Coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), a operação cumpre 48 ordens judiciais, entre elas sete mandados de prisão, 15 de busca e apreensão, bloqueio de R$ 5,9 milhões, além da retirada de sites e canais ilegais do ar. Os alvos estão localizados em nove estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Amazonas e Paraná.
As investigações, iniciadas em 2023, começaram após acessos indevidos a sistemas policiais com o uso de senhas vazadas. O grupo utilizava informações sigilosas para manipular dados de veículos, “esquentar” carros roubados e cometer diversos tipos de fraudes virtuais, como clonagem de cartões de crédito, comércio ilegal de dados e uso de criptomoedas e sites de apostas para lavar dinheiro.
De acordo com o delegado Guilherme Fachinelli, a operação representa um avanço importante no combate ao crime digital. “As ações demonstram a capacidade técnica da Polícia Civil em mapear e desarticular organizações criminosas que atuam em larga escala no ambiente virtual”, destacou.
A operação conta com apoio de várias unidades especializadas da Polícia Civil de Mato Grosso e das Polícias Civis de outros nove estados, sob coordenação da Cecor (Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado).


