Polícia Civil deflagra Operação Opaco contra facção criminosa em Várzea Grande
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou nesta quinta-feira, 16 de outubro, a Operação Opaco, com o objetivo de desarticular núcleos operacionais de uma facção criminosa que atua em Várzea Grande.
A ação cumpriu cinco ordens judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo 4.0 de Garantias da Capital, com apoio do Gaeco.
A operação é resultado de investigações iniciadas após uma prisão feita pela Denarc em 2022, quando foram apreendidos entorpecentes, cadernos com anotações do tráfico, balança de precisão e cestas básicas distribuídas a familiares de presos ligados à facção. O investigado, já condenado por tráfico, foi identificado como líder do grupo criminoso, responsável por cobranças, ameaças, mediação de conflitos e coordenação da distribuição de benefícios dentro da organização.
Mesmo em liberdade condicional, o suspeito continuava envolvido com a facção. O delegado Wilson Cibulskis Júnior destacou a importância das denúncias anônimas para o combate ao tráfico e ao crime organizado, que podem ser feitas pelos números 197 e 181.
O nome “Operação Opaco” faz referência simbólica ao principal alvo da investigação, cujo nome remete à ideia de brilho, uma alusão ao objetivo policial de “ofuscar sua influência” e enfraquecer a atuação criminosa.
A ação integra o programa Tolerância Zero do Governo do Estado.


