Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Sindicato Rural de Guarantã do Norte e Senar promovem cursos de capacitação em vestuário, derivados do leite e minhocultura

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Izabel Santos
Sindicato Rural de Guarantã do Norte e Senar promovem cursos de capacitação em vestuário, derivados do leite e minhocultura
Publicidade 12
Compartilhe!

O Sindicato Rural de Guarantã do Norte-MT, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está promovendo uma série de cursos voltados à formação profissional, geração de renda e valorização da produção familiar no município. As capacitações envolvem diferentes áreas, Vestuário Básico Feminino, Derivados do Leite e Minhocultura, todas com foco em aprimorar habilidades e incentivar o empreendedorismo local.

Curso de Vestuário Básico Feminino.

O curso de Vestuário Básico Feminino está sendo ministrado pela instrutora do Senar Andréia Nascimento, que tem repassado às participantes técnicas de confecção de peças femininas, como saias, blusas estilo camisete e bermudas.

Durante as aulas, as alunas aprendem a tirar medidas, elaborar moldes e confeccionar roupas sob medida, aprimorando suas habilidades de corte e costura.
“Durante o curso, elas têm a oportunidade de aprender a verificar a medida no corpo, passar para os moldes e, posteriormente, confeccionar a roupa”, explicou a instrutora Andréia Nascimento.

Ao final da capacitação, as participantes estarão aptas a produzir diversas peças de vestuário, podendo utilizar o aprendizado tanto para uso pessoal quanto como fonte de renda.

Curso de Derivados do Leite.

Já o curso de Derivados do Leite tem como objetivo agregar valor à produção agroindustrial familiar, ensinando os participantes a transformar o leite em requeijão cremoso, iogurte natural, manteiga, doces de leite e outros produtos.

As aulas estão sendo conduzidas pela instrutora Patrícia Tomborelli, que aborda temas como boas práticas de fabricação, higiene, conservação e comercialização.
“Esse curso mostra as várias formas de trabalhar com o leite, tanto na parte de doces quanto de salgados”, destacou Patrícia.

Ela também explicou que o Senar oferece outras capacitações voltadas à produção de queijos, mas este curso tem foco em produtos doces, incluindo o doce pastoso, que pode receber sabores como ameixa, coco ou chocolate, além do doce regional conhecido como ‘cachorrada’, feito com leite coalhado.
“Neste curso, estamos ensinando a técnica do requeijão, tanto o cremoso quanto o de corte, além do iogurte e da manteiga de garrafa”, completou a instrutora.

Curso de Minhocultura

Outro destaque é o curso de Minhocultura, ministrado pela instrutora Laura Moreira, que ensina técnicas sustentáveis para a produção de húmus, adubo natural resultante da decomposição de matéria orgânica pelas minhocas.

Durante as aulas, os alunos aprendem desde a construção do minhocário até a alimentação adequada das minhocas, compreendendo a importância do processo para melhorar a fertilidade do solo e reduzir resíduos.
“Além da prática na montagem do minhocário, mostramos como preparar e alimentar as minhocas para que atinjam a idade adulta e tenham boa reprodução”, explicou Laura.

A aluna Thalya Macedo França destacou a importância do curso para o crescimento profissional:
“Esse curso agrega conhecimento sobre o cultivo e os benefícios que a minhoca traz para a agricultura. Pretendo aplicar as técnicas aprendidas tanto para adubação quanto para geração de renda, com a venda do húmus e das minhocas para a pesca”, afirmou.

Com carga horária de 24 horas, o curso de minhocultura oferece certificado de conclusão aos participantes, reconhecendo o aprendizado adquirido.

Valorização e capacitação no campo

As ações promovidas pelo Sindicato Rural de Guarantã do Norte e pelo Senar reforçam o compromisso das instituições em valorizar o trabalhador rural e estimular o desenvolvimento econômico e social por meio da capacitação.

Os cursos, gratuitos e com conteúdo prático, têm proporcionado aos participantes novas oportunidades de geração de renda e o fortalecimento da agroindústria familiar, contribuindo para o crescimento sustentável da comunidade rural de Guarantã do Norte.

Fonte: Por Célio Ribeiro/Roteiro Notícias.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *