Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Cândido Godói reúne mais de 100 pares de gêmeos em festa tradicional no RS

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Reprodução / RBS TV
Cândido Godói reúne mais de 100 pares de gêmeos em festa tradicional no RS
Publicidade 12
Compartilhe!

Conhecida como a “Capital Mundial dos Gêmeos”, Cândido Godói, no Noroeste do Rio Grande do Sul, reuniu mais de 100 pares de irmãos no último domingo, 23 de novembro, para a 13ª edição da Festa dos Gêmeos. O evento celebrou o fenômeno que intriga cientistas há décadas: a cidade possui a maior concentração proporcional de gêmeos no mundo.

O encontro atrai moradores e visitantes que nasceram no município e retornam para rever a terra natal. Entre eles estavam as irmãs Iria e Líria, que vivem em Teutônia-RS. “Onde uma vai, a outra também vai”, brincou Iria.

As teorias sobre o alto número de gestações múltiplas variam entre explicações genéticas e a famosa lenda da água de um poço local, que supostamente favoreceria o nascimento de gêmeos. Já hipóteses conspiratórias, como a presença do médico nazista Josef Mengele na região, foram descartadas por pesquisadores e moradores. “Isso é genético”, afirmou o professor José Ignácio Lunkes.

Após a missa, os participantes se reuniram para a tradicional foto oficial e visitaram o monumento da Mãe da Fertilidade, símbolo da cidade. Quem chamou atenção nesta edição foram os trigêmeos Vicente, Teodoro e Matias, de Campina das Missões. A mãe, Taciara Arnold, contou que a surpresa da gestação foi grande e lembrou que, na família, houve outro caso de trigêmeos há quatro gerações.

A Festa dos Gêmeos reforça, mais uma vez, a identidade singular de Cândido Godói e mantém viva a tradição que tornou o município famoso mundialmente.

Fonte: Por Everson Dornelles, Madu Brito, RBS TV e g1 RS.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *