Criminosos usam etiquetas de encomendas para aplicar golpes; veja como se proteger (Vídeo)
Com a chegada da Black Friday e das compras de fim de ano, aumenta também a circulação de encomendas e, com elas, o risco de golpes envolvendo dados pessoais descartados incorretamente.
Segundo alerta de segurança, muitos consumidores jogam no lixo, sem qualquer cuidado, etiquetas contendo informações sensíveis como nome completo, CPF e endereço. Esses dados têm sido utilizados por criminosos para abrir empresas, realizar financiamentos e aplicar diversas fraudes em nome das vítimas.
Especialistas orientam que as etiquetas nunca sejam descartadas inteiras. Antes de jogar fora, é recomendado rasgar, rasurar ou riscar completamente as informações, impedindo que sejam reutilizadas.
O alerta reforça a importância de redobrar a atenção, especialmente nesta época do ano em que o volume de compras online aumenta significativamente. Proteger as próprias informações pessoais é uma das formas mais eficazes de evitar prejuízos e dores de cabeça.
A recomendação é simples: cuide das etiquetas e compartilhe essa orientação com familiares e amigos que realizam compras pela internet. Prevenção ainda é a melhor forma de segurança.





