Gaeco deflagra Operação “Fides Fracta” contra organização criminosa formada por policiais militares
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 26 de novembro, a Operação “Fides Fracta”, cumprindo 28 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de sequestro de bens em Mato Grosso e Goiás.
As investigações apontam a existência de uma organização criminosa integrada por policiais militares que atuavam na região metropolitana de Cuiabá, Várzea Grande e Goiânia. O grupo é suspeito de praticar agiotagem, extorsão, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial.
A investigação começou após a Corregedoria da Polícia Militar identificar evolução patrimonial incompatível com a renda de um ex-policial. O caso foi repassado ao Gaeco, que identificou outros envolvidos e possíveis beneficiados pelo esquema.
A Justiça autorizou o cumprimento dos mandados e determinou o bloqueio de até R$ 1 milhão por investigado.
A operação busca reunir provas, impedir a dissipação de bens obtidos ilegalmente e garantir o andamento das ações penais. Os crimes investigados incluem organização criminosa, lavagem de dinheiro, extorsão e usura.
O nome “Fides Fracta”, que significa “Elo Fraco”, faz referência à quebra da confiança que deveria existir entre os militares e a instituição, sem comprometer a credibilidade da Polícia Militar como um todo.
Denúncias:
📞 127 – Ouvidoria do Ministério Público.
📞 190 – Polícia Militar.
Fonte: por JONATHAN COSME/MPMT.


