Justiça Eleitoral realiza força-tarefa para cadastramento biométrico em mais de 50 cidades de Mato Grosso
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso realizará, nos dias 14 e 15 de novembro, uma grande mobilização estadual para ampliar o cadastramento biométrico dos eleitores. A ação, chamada Dia “E”, ocorrerá simultaneamente em todas as 57 Zonas Eleitorais e em dezenas de municípios, com atendimentos em escolas, faculdades, supermercados, panificadoras, unidades de saúde, CRAS, câmaras municipais e cartórios eleitorais.
O objetivo é alcançar 233.880 eleitores que ainda não fizeram a biometria, o equivalente a 9,2% do eleitorado. Atualmente, 90,8% dos eleitores mato-grossenses já realizaram o cadastro. A meta da campanha “Biometria 100%” é atingir 98% de cobertura ainda em 2025.
Os mutirões começam na sexta-feira (14) em: Acorizal, Arenápolis, Aripuanã, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Carlinda, Confresa, Denise, Dom Aquino, Cáceres, Campos de Júlio, Cláudia, Colíder, Cuiabá, Diamantino, General Carneiro, Juína, Juscimeira, Marcelândia, Nobres, Nova Mutum, Nova Nazaré, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Primavera do Leste, São Pedro da Cipa, Sapezal, Santo Antônio de Leverger, São José do Povo, Sinop, Tangará da Serra, Tapurah, Tesouro, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
No sábado (15), feriado da Proclamação da República, o atendimento ocorrerá em: Água Boa, Alto Araguaia, Arenápolis, Aripuanã, Bom Jesus do Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Carlinda, Cláudia, Colíder, Confresa, Cotriguaçu, Cuiabá, Denise, Dom Aquino, Diamantino, Juara, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nova Mutum, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Santo Antônio de Leverger, São José do Povo, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra, Tesouro, Várzea Grande, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
O corregedor regional eleitoral, Marcos Machado, destacou que o Dia “E” demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com eleições “transparentes, seguras e confiáveis”.
Entre os municípios com maior avanço no cadastramento estão Araguainha, com 100% da biometria concluída, e Ponte Branca, Vale de São Domingos, Indiavaí, Planalto da Serra, Ribeirãozinho, Torixoréu, Araguaiana, Alto Araguaia, Jangada e Itanhangá, todos com índices acima de 98%. Já Confresa tem o menor percentual do estado, com 51,03% de cobertura biométrica.
Para ser atendido, basta apresentar documento oficial com foto. O eleitor pode realizar o procedimento em qualquer cidade participante, independentemente do local de votação. Durante o mutirão, será possível emitir ou atualizar o título e cadastrar as impressões digitais, que garantem segurança e autenticidade ao processo eleitoral.
Fonte: Anderson Pinho/TRE-MT.


