Polícia Civil cumpre mais de 80 ordens judiciais contra facção criminosa em Sinop e região
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, a Operação Garateia, destinada a desarticular uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Sinop e cidades da região. Ao todo, são cumpridos 34 mandados de prisão preventiva, 47 de busca e apreensão e bloqueios de contas bancárias contra 55 investigados, com ordens expedidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop.
As diligências ocorrem em Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde e também em Teresina, no Piauí. As investigações, conduzidas pela Draco e pela Derf de Sinop, começaram em março deste ano, após a prisão de um integrante da facção com cocaína, armas e munições.
A partir desse flagrante, a polícia identificou um esquema estruturado de tráfico e lavagem de dinheiro. Os valores obtidos ilegalmente eram enviados para membros da organização em outros estados, com o objetivo de ocultar a origem do dinheiro e financiar atividades criminosas.
O delegado José Getúlio Daniel destacou o trabalho contínuo das equipes para reunir provas e representar pelas prisões. “Hoje é um dia importante para externar esse trabalho e efetivar meses de dedicação”, afirmou.
A operação integra o programa Tolerância Zero, dentro da Inter Partes, estratégia do Governo de Mato Grosso para intensificar o combate às facções criminosas. O nome Garateia faz referência a uma isca com vários anzóis, simbolizando a captura simultânea de diversos envolvidos. Denúncias podem ser feitas pelos números 197 ou 181.


