Polícia Civil deflagra segunda fase de operação contra extração ilegal de madeira em Juína
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), deflagrou na última quarta-feira, 5 de novembro, a segunda etapa da operação que investiga um esquema de extração, transporte e comercialização ilegal de madeira nativa em Juína e região.
Nesta fase, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de investigados, comércios e madeireiras ligadas ao grupo criminoso. Devido à mobilidade dos suspeitos, também foram expedidos mandados itinerantes.
A investigação teve início após prisões em flagrante realizadas em março de 2025, quando dois homens foram detidos transportando madeira ilegal. A análise de celulares apreendidos revelou uma rede estruturada, com líderes financeiros, motoristas, intermediários e empresários responsáveis por “lavar” a madeira, emitindo documentação fraudulenta.
Segundo a delegada Liliane Murata, titular da Dema, o grupo possui ampla experiência e organização para praticar crimes ambientais, causando grandes danos a áreas de preservação e reservas florestais. As diligências continuam para identificar outros envolvidos.
Denúncias podem ser feitas pelos números 197 ou 181.





