Programa Tolerância Zero frustra 62 tentativas de invasão de terras em MT
Desde a criação do programa Tolerância Zero às Invasões de Terras, em março de 2023, o Governo de Mato Grosso já frustrou 62 tentativas de ocupações ilegais em 47 municípios do estado. As ações resultaram na condução de 356 pessoas às delegacias e na apreensão de 73 armas, sendo 34 de fogo e 39 armas brancas.
Cuiabá e Santo Antônio de Leverger lideram o número de tentativas frustradas, com quatro casos cada. Poxoréu, Chapada dos Guimarães e Cocalinho aparecem em seguida, com três ocorrências cada.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o maior número de tentativas ocorreu em 2023, com 29 investidas impedidas. Em 2024, houve redução para 19 tentativas, e em 2025, até o dia 29 de dezembro, foram registradas 14 ações, todas frustradas.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacou que a redução contínua demonstra a efetividade da política de tolerância zero do governo estadual. Segundo ele, o trabalho integrado das forças de segurança, aliado ao monitoramento e ao apoio da comunidade e da Patrulha Rural, seguirá sendo mantido em 2026 para prevenir e reprimir invasões e outros crimes em Mato Grosso.





