Anvisa barra “canetas do Paraguai” e manda apreender tirzepatida e retatrutida ilegais
Nesta quarta-feira, 21 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibiu a fabricação, importação, comercialização, distribuição, publicidade e uso da tirzepatida das marcas Synedica e TG, conhecidas popularmente como as chamadas “canetas emagrecedoras do Paraguai”. Os produtos vinham sendo anunciados e vendidos sem qualquer registro ou autorização do órgão regulador.
De acordo com a Anvisa, empresas utilizavam redes sociais para divulgar e comercializar os medicamentos, mesmo sem aprovação para venda no Brasil. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, estabelece a proibição total da comercialização e divulgação por pessoas físicas ou jurídicas.
A agência também proibiu a retatrutida, de todas as marcas. O medicamento é divulgado como ainda mais eficaz na perda de peso, porém, segundo a Anvisa, a substância ainda está em fase de testes e não possui liberação para uso ou distribuição no país.
Dessa forma, as chamadas canetas vendidas sob a alegação de conter retatrutida não oferecem garantias de segurança, eficácia ou qualidade, representando risco à saúde da população.





