Brasil bate recorde de criação de empresas em 2025
Fonte:
Foram abertos 5,1 milhões de CNPJs no ano passado
O Brasil bateu um recorde na criação de empresas em 2025: 5,1 milhões de empreendimentos foram abertos, segundo a emissão de cartão CNPJ da Receita Federal. Levantamento feito pelo Sebrae na primeira semana de janeiro indica que o número é 18,6% maior que o ano anterior, com 4,3 milhões. Das empresas abertas em 2025, mais de 4,9 milhões são pequenos negócios – microempreendedores individuais (3,8 milhões), microempresas (927 mil) e empresas de pequeno porte (207 mil) –, o que representa 96% do total. Quase 64% de todas as empresas (3,2 milhões) atuam no setor de serviços, seguidas por comércio (1 milhão), indústria (383 mil), construção (344 mil) e agropecuária (72 mil). O estado de São Paulo concentra 29,5% das aberturas do ano passado, seguido de Minas Gerais (10,4%) e Rio de Janeiro (8,2%).
Além disso, 57% dos microempreendedores individuais acreditam que este ano será ainda melhor do que 2025. “Os números confirmam que esse avanço é resultado do trabalho coletivo para apoiar os pequenos negócios, o verdadeiro motor da geração de renda, inclusão social e desenvolvimento do país. O país vive um momento singular”, aponta Décio Lima, presidente do Sebrae. Segundo ele, um dos principais motivos para o fortalecimento do empreendedorismo brasileiro é a ampliação no acesso ao crédito. O programa Acredita Sebrae fechou 2025 com uma estimativa de R$ 12 bilhões em operações de crédito avalizadas pelo Fundo de Aval do Sebrae (Fampe).
O Sebrae estabeleceu como meta para 2026 consolidar uma carteira avaliada em R$ 30 bilhões, reforçando o modelo de crédito assistido. “Estamos em uma situação de pleno emprego e com inflação sob controle. Isso estimula as pessoas a apostarem nos seus sonhos, a serem donas dos próprios negócios, o que faz do Brasil um dos países mais empreendedores do mundo”, completa o presidente.
Fonte: amanha.com.br/categoria/brasil






