Cadastro eleitoral fecha em 6 de maio; quem não regularizar pode ficar fora das eleições
O prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio, atualizar dados ou regularizar pendências termina no dia 6 de maio. A partir dessa data, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma nova solicitação poderá ser feita até depois das Eleições de 2026, o que pode impedir o cidadão de votar.
Até o encerramento do prazo, é possível realizar quatro serviços principais: primeiro alistamento, transferência de local de votação, atualização de dados cadastrais e regularização da situação eleitoral. Os atendimentos podem ser feitos presencialmente em qualquer cartório ou central da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, conforme orientações do TRE-MT, ou de forma on-line pelo Autoatendimento Eleitoral, no portal do TSE.
A Justiça Eleitoral informou que, conforme o Provimento nº 5/2025, todas as pessoas que comparecerem às unidades dentro do horário de funcionamento até o último dia antes do fechamento terão o atendimento garantido, inclusive no próprio dia 6 de maio.
De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para brasileiros maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, pessoas acima de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. O primeiro título pode ser solicitado a partir dos 15 anos, mas só poderá votar nas eleições de 2026 quem tiver 16 anos completos até 4 de outubro, data do pleito.
A recomendação da Justiça Eleitoral é clara: não deixe para a última hora e regularize sua situação dentro do prazo para garantir o direito de participar das próximas eleições.





