Gambá é resgatado no topo de poste e devolvido à natureza em Lucas do Rio Verde
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na última quinta-feira, 29 de janeiro, o resgate de um saruê, conhecido como gambá-de-orelha-preta, que estava no topo de um poste no bairro Pioneiro, em Lucas do Rio Verde.
A ocorrência foi atendida por uma equipe da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (13ª CIBM), acionada por volta das 11h30. No local, os bombeiros encontraram o animal isolado, bastante estressado, a cerca de 10 metros de altura, em meio a uma grande quantidade de fiação elétrica, o que dificultava o acesso.
Com apoio de um cesto aéreo disponibilizado pela prefeitura, a equipe realizou o resgate e o manejo técnico do saruê com segurança. Após avaliação, foi constatado que o animal não apresentava ferimentos, sendo então transportado e devolvido ao seu habitat natural.
O CBMMT reforça que, em situações envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o telefone 193 e nunca tentar capturar o animal por conta própria. O saruê tem papel importante no equilíbrio ambiental, auxiliando no controle de pragas e na preservação dos ecossistemas.





