Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Megaoperação já prende 151 faccionados e Polícia Civil segue caçando foragidos em MT

Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT
Megaoperação já prende 151 faccionados e Polícia Civil segue caçando foragidos em MT
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Civil de Mato Grosso chegou à marca de 151 faccionados presos no desdobramento da Megaoperação Cartório Central, deflagrada no dia 14 de janeiro, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste.

Nesta semana, mais dois alvos que estavam foragidos foram localizados e presos, ampliando o número de capturados na ofensiva que tem como foco a desarticulação de uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão, agiotagem e controle territorial em Primavera do Leste e região.

As ordens judiciais da operação vêm sendo cumpridas em diversas cidades de Mato Grosso e também em outros seis estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Rio de Janeiro e São Paulo, evidenciando o alcance interestadual da organização criminosa.

Entre os presos está um homem apontado como fornecedor de drogas da facção, cujas investigações revelaram movimentações financeiras suspeitas em sua conta bancária, diretamente ligadas ao tráfico de entorpecentes. Ele foi preso na cidade de Rio Branco (AC), em ação conjunta do Núcleo de Inteligência de Primavera do Leste com a Polícia Civil do Acre.

Outro mandado foi cumprido na quinta-feira (29), em Primavera do Leste, resultando na prisão de um suspeito que exercia a função de “soltado” dentro da hierarquia criminosa. A captura foi realizada por equipes da Derf do município.

Deflagrada no dia 14 de janeiro, a operação prevê o cumprimento de 471 ordens judiciais, sendo 225 mandados de prisão preventiva, com o objetivo de desmontar toda a estrutura da facção criminosa.

As investigações, iniciadas há pouco mais de um ano, revelaram uma organização com divisão de funções, hierarquia interna, controle financeiro e logística própria, responsável por coordenar atividades ilícitas em Primavera do Leste e região.

Também foram identificadas movimentações típicas de lavagem de dinheiro, incluindo o uso de recursos do tráfico para empréstimos informais, principalmente a comerciantes locais, como forma de mascarar a origem ilícita dos valores.

Segundo a Polícia Civil, a operação busca enfraquecer financeiramente a facção, responsabilizar seus integrantes e reduzir o poder de atuação do grupo criminoso no município e em toda a região.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *