Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Operação flagra descarte ilegal de óleo em Cuiabá e interdita empresas por crime ambiental

Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT
Operação flagra descarte ilegal de óleo em Cuiabá e interdita empresas por crime ambiental
Publicidade 12
Compartilhe!

Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro, fiscalizou seis empresas suspeitas de descartar óleo e resíduos oleosos de forma irregular no sistema de drenagem pluvial de Cuiabá. A ação, batizada de Operação Áugeas, teve como foco o combate a crimes ambientais que colocam em risco a saúde pública e a infraestrutura da capital.

Durante a fiscalização, três pessoas foram presas em flagrante por crime ambiental e uma quarta responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Três estabelecimentos tiveram as atividades suspensas, entre eles um posto de combustível e duas oficinas mecânicas. Também foram aplicadas cinco multas administrativas por descumprimento das normas ambientais e sanitárias.

As investigações apontaram que as empresas utilizavam indevidamente a rede de drenagem — destinada apenas ao escoamento da água da chuva — para o descarte de efluentes industriais, óleos e graxas. Os responsáveis foram conduzidos à delegacia e autuados com base na Lei de Crimes Ambientais.

Segundo a delegada Liline Murata, titular da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), o descarte irregular de óleo é um crime grave, que pode causar contaminação de rios e solos, danos à fauna e flora, além de entupimentos nas galerias pluviais, gerando alagamentos e altos custos ao poder público.

O nome da operação faz referência ao mito grego dos estábulos de Áugeas, simbolizando a necessidade de eliminar uma contaminação acumulada ao longo do tempo.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *