Operação Libertas: Polícia Civil cumpre 50 ordens judiciais contra facção
A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, 50 ordens judiciais contra uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa em Rondonópolis. A ação faz parte da Operação Libertas e ocorre no bairro Jardim Brasília.

São 22 mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e outras medidas cautelares, como quebra de sigilo bancário e bloqueio de contas. As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias da Comarca de Cuiabá, a partir de investigações da Derf de Rondonópolis.
As apurações começaram em maio de 2024 e identificaram uma célula da facção, com cargos definidos, incluindo liderança responsável pela negociação de drogas e um “gerente” encarregado da distribuição e do recolhimento do dinheiro.

Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava contas bancárias de terceiros para ocultar a origem dos valores obtidos com o tráfico, caracterizando lavagem de dinheiro. A operação integra o programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, do Governo de Mato Grosso.





