Parceria entre Judiciário e Prefeitura leva círculos de paz à população de Peixoto de Azevedo
O Município de Peixoto de Azevedo, iniciou a implantação da Justiça Restaurativa como política pública, após firmar termo de cooperação com o Poder Judiciário de Mato Grosso. A parceria envolve o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca.
A iniciativa prevê a realização de círculos de construção de paz em escolas e em áreas como Saúde e Assistência Social, com foco na autocomposição de conflitos e na promoção de uma cultura de pacificação social. Segundo o juiz João Zibordi Lara, da 2ª Vara de Peixoto de Azevedo, o próximo passo será o treinamento de facilitadores para atuação junto à comunidade.
Como marco inicial da implementação, no dia 4 de fevereiro, será realizada uma aula magna sobre Justiça Restaurativa, reunindo profissionais da Educação do município. A ação beneficiará cerca de 5,4 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e mais de 400 servidores da área educacional.
O Judiciário de Mato Grosso já firmou parcerias com 30 municípios para difundir os círculos de construção de paz, além de manter cooperação com diversas instituições públicas e privadas para fortalecer a prática da Justiça Restaurativa no estado.





